Av. Gustavo Chiozzi, 709 - Jardim Netinho Prado
Jaú/SP
secretaria@colegiosaolucasdejau.g12.br
Projeto de vida

Antes mesmo de iniciar o 3º Ensino Médio, vários alunos sentem-se inseguros e ansiosos, muitas vezes porque os familiares encontram-se na mesma situação. Alguns pais temem a saída do filho de casa por acharem que os pupilos são novos demais para a vida adulta ou por uma insegurança pessoal, temerosos pela ausência deles. Porém, adiar essa saída do lar rumo à universidade não é a melhor opção.

Mesmo esses sentimentos sendo normais, é preciso superá-los para dar forças e apoio para que os jovens cursem um bom 3º ano e encarem o vestibular com coragem, sedentos por ocupar uma vaga na instituição escolhida.

Se eles já chegaram nessa etapa da vida, é porque têm potencial para uma mudança de hábitos e conseguirão entrar no nível superior de certa forma preparados, independente da idade. E para ajudá-los nesse momento, é importante avaliar junto deles algumas questões:

- Se realmente estão estudando e empenhando-se para terem um bom desempenho no vestibular, sem precisar de outro ano adicional de estudo.

- Ter certeza do curso escolhido; escolher bem uma profissão é escolher o seu futuro profissional, algo com o qual você terá que lidar diariamente, e será a forma de você conseguir seu sustento e sentir-se feliz. Por este motivo, devemos sempre escolher com calma e cuidado.

- Ser criterioso e escolher uma universidade de qualidade, que possa auxiliá-lo no que for preciso.

- Avaliar a localização e acomodação para frequentar o curso em determinada instituição.

- Pensar sempre no mercado de trabalho e em que região ele estará mais aberto para a profissão escolhida.

Conversar e refletir sobre esses pontos juntos com os filhos fará com que todos se sintam mais confiantes e tranquilos. Contem conosco para ajudá-los no que for preciso.

Sucesso!!