Av. Gustavo Chiozzi, 709 - Jardim Netinho Prado

DEPARTAMENTO DE PSICOPEDAGOGIA DO COLÉGIO SÃO LUCAS

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

O que é Psicopedagogia?

A Psicopedagogia estuda a relação do sujeito com o conhecimento. Entende o sujeito como a articulação entre corpo, organismo, desejo e inteligência.

Historicamente, a Psicopedagogia foi reconhecida por sua intervenção clínica. Atualmente, observa-se um grande crescimento da ação nas escolas, sobretudo em uma perspectiva institucional.

Dessa forma, o trabalho psicopedagógico vem alicerçando sua prática da prevenção e do assessoramento a professores e a toda comunidade escolar.

Assessoria psicopedagógica institucional

Nosso trabalho psicopedagógico na instituição escolar tem como objetivo trabalhar as questões pertinentes às relações vinculares entre professores e alunos e redefinir os procedimentos pedagógicos, integrando aspectos cognitivos e afetivos, por meio da aprendizagem dos conceitos, às diferentes áreas do conhecimento.

A intervenção está pautada num exercício preventivo. Atuamos primeiramente com vistas a diminuir a frequência dos problemas de aprendizagem, realizando orientação a alunos, professores, além de fazermos aconselhamento aos pais. O objetivo é diminuir e tratar dos problemas de aprendizagem já instalados e, se necessário, encaminharmos o aluno para uma avaliação clínica. Ao eliminarmos um transtorno, estamos prevenindo o aparecimento de outros.

Nosso acompanhamento psicopedagógico trabalha com múltiplas fontes de dados, decorrentes do uso que fazemos de inúmeros métodos, como observação, conversas casuais, documentos e atendimento aos pais. Dando suporte à Coordenação Pedagógica, diretores, professores e demais funcionários.

A orientação realizada com os alunos é de extrema importância, essencial para o bom andamento do processo ensino aprendizagem. É muito pertinente ouvir o aluno, ter um momento para conversar e promover a oralidade, pois além de trabalhar com as atitudes, o falar e o saber ouvir são essenciais para que o processo de aprendizagem transcorra sem maiores problemas em nossa escola.

Departamento Psicopedagógico

Ariane Panelli de Melo