PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
A função da coordenação pedagógica é o suporte que gerencia, coordena e supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem, visando sempre a permanência do aluno, na escola, com sucesso. Regimento Escolar, Artigo nº 129/2006- Res. SEE. Para tanto, podemos identificar as funções formadora, articuladora e transformadora do papel desse profissional no ambiente escolar.
Considerando a função formadora, o coordenador precisa programar as ações que viabilizem a
formação do grupo de docentes para a sua qualificação.
As relações interpessoais permeiam a prática do coordenador que precisa articular as instâncias escola e família sabendo ouvir, olhar e falar a todos que buscam a sua atenção.
Na parceria escola/ família, esse profissional é requerido para estreitar esses laços e mantê-los em prol da formação, independente da instituição e de cursos específicos, correndo o perigo de cair no desânimo e comodismo.
O coordenador pedagógico é peça fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no processo ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor e a sua, desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças individuais, com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de uma educação efetiva e de qualidade.
Este profissional deve ser o articulador entre os segmentos professores/alunos/pais.
No Colégio São Lucas as ações do PC estão condensadas em:
- verificar o processo ensino aprendizagem e tomar decisões;
- entrar em contato com os alunos que apresentam déficit de aprendizagem e fazer as devidas orientações;
- comunicar aos pais e ou responsáveis sobre a situação escolar de seus filhos. Ação esta, feita nas Reuniões de Pais e Mestres;
- atender individualmente os pais que solicitam agendamento;
- cuidar e zelar pela relação professor-aluno;
- monitorar o uso do material pedagógico para que todos os conteúdos sejam vencidos;
- trabalhar com relações de conflitos : aluno/aluno; aluno/professor; aluno/funcionário.
- identificar os alunos que precisam ser encaminhados à psicopedagoga.
OBS: É papel do Coordenador fazer os encaminhamentos dos alunos à Psicopedagoga, quando achar necessário e/ou após conversa com os pais.
PROFESSORES COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO COLÉGIO SÃO LUCAS:
ENSINO INFANTIL E CICLO I : ANA CLÁUDIA MALVEIZ GARCIA
ENSINO FUNDAMENTAL CICLO II E ENSINO MÉDIO: MARA PERIN BACCARO BIONDI