Av. Gustavo Chiozzi, 709 - Jardim Netinho Prado
(14) 3622-4353 ou (14) 3621-7818
secretaria@colegiosaolucasdejau.g12.br

PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

“ A função da coordenação pedagógica é o suporte que gerencia, coordena e supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem, visando sempre a permanência do aluno, na escola, com sucesso.” – Regimento Escolar, Artigo nº 129/2006- Res. SEE. Para tanto, podemos identificar as funções formadora, articuladora e transformadora do papel desse profissional no ambiente escolar.

Considerando a função formadora, o coordenador precisa programar as ações que viabilizem a

formação do grupo de docentes para a sua qualificação.

As relações interpessoais permeiam a prática do coordenador que precisa articular as instâncias escola e família sabendo ouvir, olhar e falar a todos que buscam a sua atenção.

Na parceria escola/ família, esse profissional é requerido para estreitar esses laços e mantê-los em prol da formação, independente da instituição e de cursos específicos, correndo o perigo de cair no desânimo e comodismo.

O coordenador pedagógico é peça fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no processo ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor e a sua, desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças individuais, com o objetivo de ajudar efetivamente na construção de uma educação efetiva e de qualidade.

Este profissional deve ser o articulador entre os segmentos professores/alunos/pais.

No Colégio São Lucas as ações do PC estão condensadas em:

- verificar o processo ensino –aprendizagem e tomar decisões;

- entrar em contato com os alunos que apresentam déficit de aprendizagem e fazer as devidas orientações;

- comunicar aos pais e ou responsáveis sobre a situação escolar de seus filhos. Ação esta, feita nas Reuniões de Pais e Mestres;

- atender individualmente os pais que solicitam agendamento;

- cuidar e zelar pela relação professor-aluno;

- monitorar o uso do material pedagógico para que todos os conteúdos sejam vencidos;

- trabalhar com relações de conflitos : aluno/aluno; aluno/professor; aluno/funcionário.

- identificar os alunos que precisam ser encaminhados à psicopedagoga.

OBS: É papel do Coordenador fazer os encaminhamentos dos alunos à Psicopedagoga, quando achar necessário e/ou após conversa com os pais.

PROFESSORES COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO COLÉGIO SÃO LUCAS:

ENSINO INFANTIL E CICLO I : ANA CLÁUDIA MALVEIZ GARCIA

ENSINO FUNDAMENTAL CICLO II E ENSINO MÉDIO: MARA PERIN BACCARO BIONDI